Chocolates, refrigerantes, salgadinhos e doces: por que devemos evitar?

Chocolates, refrigerantes, salgadinhos e doces: por que devemos evitar?

Ai está um assunto bem polêmico na maternidade. Por que não dar esses alimentos para as crianças? A resposta é sempre a mesma: “porque faz mal”. Mas… por que faz mal? Por que devemos postergar ao máximo a introdução desses alimentos na dieta das crianças?

O chocolate

O chocolate tem vários benefícios – desde que seja aquele com a porcentagem maior de cacau: possui propriedades antioxidantes, melhora o fluxo arterial, ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim), entre outros.

Porém, os chocolates com baixa porcentagem de cacau (que são os mais comumente encontrados) possuem muito açúcar e gordura, contribuindo assim para que a criança ganhe peso de maneira pouco saudável. Nesse caso é melhor evitá-los.

Açúcar refinado

Ao passar pelo processo de refinamento o açúcar perde vitaminas e sais mineirais, ficando apenas as “calorias vazias”. Nesta forma, traz prejuízos ao organismo, tornando-o propenso a varias doenças, entre elas o diabetes. 

Prefira o açúcar mascavo ou o demerara, que não recebem aditivos químicos, por isso conservam as vitaminas e minerais.

Evite as guloseimas como balas, pirulitos e doces em geral que entre muitos outros problemas, podem causar cáries.

A gordura

A gordura ajuda a manter a temperatura corporal, protege contra impactos e ajuda a metabolizar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), além de dar sabor aos alimentos.

Porém ao esquentar o óleo, são liberadas muitas toxinas e o excesso traz prejuízos ao organismo como colesterol alto, obesidade, baixo desempenho físico, etc.

Os salgadinhos de pacote geralmente possuem muitos carboidratos, sódio (principal vilão da hipertensão) e gorduras saturadas. Prefira sempre os salgados assados.

Refrigerantes

Os refrigerantes não contribuem em nada para a nossa saúde. Prejudicam o organismo deixando o Ph do nosso sangue mais ácido, portanto mais propício a doenças, aumento a quantidade de açúcar no sangue podendo desencadear doenças como diabetes, câncer.

É importante encontrar um equilíbrio, claro. Mas lembre-se que ao dizer não, você está zelando pela saúde do seu filho, que é mais importante do que qualquer prazer que um doce ou refrigerante possam proporciona.

Ajude seu filho a cultivar hábitos saudáveis de alimentação e fuja da influência da mídia, que nos induz a consumir produtos que prejudicam nossa saúde, nos fazendo mais tarde, investir em medicamentos.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri