Cuidados no início da gestação

Cuidados no início da gestação

Pregnant Woman at an early pregnancy holding hands on belly sitting on sofa at home

Descobri a gravidez, e agora? Bom, depois que você processar a ideia dessa nova fase, temos algumas recomendações a fazer para passar por isso de forma saudável e tranquila, corpo e mente.
O que toda gestante deve seguir de orientação diferente de outras mulheres é a realização do pré natal! Ele deve ser iniciado o quanto antes, após a descoberta da gravidez. O acompanhamento de um profissional durante esse momento (médico, enfermeira obstetra ou obstetriz) é essencial. As consultas são importantíssimas para realização de exames laboratoriais e físicos, acompanhamento do desenvolvimento do bebê, prevenção de possíveis complicações nesse momento, orientações das queixas, transmissão de informação, preparação para o parto e outros. Escolha um profissional que caiba dentro das suas convicções e que apoie os seus desejos!


As outras recomendações são aquelas que não tem a ver só com saúde física durante a gestação, mas na vida no geral, para todos. Manter uma boa alimentação nessa fase é importante para melhor absorção de bons nutrientes, prevenção de doenças e desenvolvimento saudável do bebê. Evitar alimentos gordurosos, processados e industrializados; focar na ingestão de frutas, verduras e legumes. Fracionar mais as refeições, ou seja, comer menor quantidade mais vezes ao dia são boas opções.

Atividades Física


Atividade física também tem um belo papel na saúde física e mental. As mulheres que já praticavam atividade física podem continuar sua rotina, apenas se atentando a manter os devidos cuidados com cada atividade procurando evitar lesões e esforço excessivo. Por isso, ter o acompanhamento de um educador físico seria o ideal. Quem ainda não praticava e deseja iniciar, o recomendado são exercícios de leve impacto como caminhadas, pilates, hidroginástica, yoga (que também são os preferidos das gestantes). Comente com sua médica/parteira para receber as orientações de acordo com as suas possibilidades.

Se informe muuuuito

E se certifique de se informar de fontes corretas porque infelizmente muitos profissionais não estão atualizados com os estudos mais novos. A obstetrícia é um tema que, no nosso país, é cercada de mitos e crenças e todo acha que entende do assunto. Ignore os palpites se não te fazem bem.
Se cerque de pessoas que te apoiam, pensam parecido e passam pela mesma fase que você, e assim, crie uma rede de apoio. Suporte emocional é muito importante na função de desvencilhar os tantos obstáculos que a gestação traz. Inclua as pessoas do seu convívio (família, amigos) para acompanhar esse processo com você.


Não esqueça que cuidar da saúde mental individualmente é importante também. Devemos cuidar da mente tanto quanto do corpo! Se essa fase estiver sendo um processo difícil, procure ajuda profissional visando bem estar e relaxamento, como psicoterapia, acupuntura, homeopatia. Separe momentos para descansar a mente, não pensar em nada, momentos de relaxamento. Encaixe na rotina momentinhos diários de prazer!
Seria interessante você ter tudo isso, mas cada mulher vai enxergar quais adaptações cabem melhor dentro da sua rotina e o que faz sentido pra você. Não se cobre tanto, se permita viver e curtir cada momento sem paranoias. Pense em adaptar devagar as mudanças dentro da sua rotina, não queira ir de 8 a 80. Um processo gradual ajuda a mente a acompanhar as mudanças físicas e tornar tudo mais leve.

Texto por @parteriadoser