Peso extra da gestação

Peso extra da gestação

No período de gestação diversas mudanças acontecem no corpo da mulher, e no decorrer de 9 meses outras alterações serão sentidas. O ganho de peso é uma das alterações necessárias e precisas pois o corpo está se adaptando para um desenvolvimento saudável do bebê.

Cada mulher é única e o ganho de peso varia de gestante para gestante, e não define o desfecho da gestação.

No entanto, a ciência é clara e afirma que quando a mulher ganha muito peso, ou ganha de forma insuficiente, resultados adversos podem ser esperados. ⁣

As diretrizes para ganho de peso adequado variam muito de país para país, mas há um consenso que quanto maior o peso da mulher antes da gestação, menos peso deve ganhar durante a gestação.

Para onde vai o peso?

Nem sempre os quilos que você engorda no período da gestação são realmente decorrentes a má alimentação, conheça para onde vão os quilos extras: 

  • Os bebês variam de peso, em média 2,7 a 3,6kg;
  • No decorrer da gravidez a camada muscular do útero cresce, e passa a pesar 1,4 a 1,8kg a mais.
  • Devido as modificações do organismo, a placenta que nutre o bebê passa a pesar em média 0,9kg a 1,4kg ao final da gravidez.
  • Seus seios aumentam de tamanho e pesam em média 0,7kg a 0,9kg a mais.
  • O volume da circulação sanguínea cresce, e todo o sangue extra pesa de 1,6 a 18 kg.
  • A retenção de liquido no período de gestação é muito comum e além dele tem o líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2 kg.
  • Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 3,6 a 4,5kg.

IMC (índice de massa corporal)

O ganho de peso na gestação está intimamente ligado Índice de Massa Corporal (IMC) de antes da engravidar. O IMC pré-gestacional determina o quanto você deve engordar.

A recomendação é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.

  • A recomendação é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.
  • IMC inicial de 18,5 a 25 – ganho de peso ideal: 11,5 kg a 16 kg.
  • IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11,5 kg.
  •  IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.

A gestante precisa incluir alimentos ricos em nutrientes importantes para cada fase e a fazer boas escolhas alimentares sempre! O ganho de peso vem naturalmente, de forma adequada e sem exageros!

No entanto, não podemos ignorar o fato de que o ganho de peso na gravidez é necessário e importante!

Se você está procurando controlar seu ganho de peso, focando nos bons alimentos e não na balança, procure um nutricionista!

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri