Férias escolares: como manter a alimentação saudável das crianças nesse período?

Férias escolares: como manter a alimentação saudável das crianças nesse período?

As férias escolares são sinônimo de quebra de rotina para as crianças. Com os horários mais flexíveis, a agenda dos pequenos fica cheia de atividades com muita diversão, viagens e passeios, sem contar no aumento das guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar.

Durante este período, é importante manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares capazes de repor as energias gastas.

O ideal é tentar não sair da rotina e manter os horários do café da manhã, almoço, lanche e jantar. Os doces, desde que com moderação, podem ser liberados. Porém, vale ressaltar que os pais devem ficar de olho nos exageros.

Embora o friozinho peça comidas mais quentes, não esqueça de incluir porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados. Para estimular a criança a comer, nada melhor do que um bom disfarce para que ela consuma aquele alimento que tanto diz não gostar.

E vale de tudo: picar pedaços bem pequeno no processador três diferentes tipos de legumes; misturar dois tipos de purê; enfeitar os pratos e transformar os alimentos em pequenos super-herois, animais, jardins, etc.

A criança precisa interagir com a comida de forma prazerosa, educativa e divertida. Confira algumas dicas importantes que farão toda a diferença na alimentação de seu filho nesta época do ano:

  • Use a criatividade decorando os pratos para chamar a atenção das crianças;
  • Prefira os alimentos frescos e naturais, pois são mais saudáveis e nutritivos que os industrializados;
  • Estipule horários de refeições a cada 3 horas. Isso o ajudará a se alimentar melhor e evita beliscar guloseimas o tempo todo;
  • Invista em lanches como vitaminas de leite com frutas, iogurtes, sucos, sanduíches de pão integral, bolos à base de frutas e gelatina;
  • Inclua alimentos ricos em vitamina C que reforçam a imunidade e protegem contra gripes e resfriados;
  • Coloque no prato todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão, feijão, legume, verdura e um tipo de carne magra, que pode ser ave, peixe, ou vermelha magra.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri