10 alimentos que ajudam no aprendizado do seu filho

10 alimentos que ajudam no aprendizado do seu filho

Existem alguns nutrientes que são essenciais durante a vida toda. Outros têm uma importância maior em fases específicas da vida e a infância é um desses períodos, caracterizada por uma série de necessidades do corpo, principalmente por causa do desenvolvimento constante que está compreendido nela.

Um dos fatores mais importantes durante a infância é a variedade, consumir sempre os mesmos alimentos pode não ser uma boa opção, principalmente se eles não oferecem todos os nutrientes necessários.

O cardápio infantil deve conter todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento físico e mental. Portanto, não pode faltar as proteínas, vitaminas e minerais, esses nutrientes são a base da formação dos ossos, dentes, tecidos, formação do sistema imunológico, sistema nervoso e muscular.

10 dicas de alimentos para ajudar a melhorar a memória, o aprendizado e o raciocínio do seu pequeno

1. Arroz integral: contém vitaminas do complexo B, fundamentais para as funções do cérebro. As fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. Sua falta prejudica a memória, concentração e aprendizado.

2. Castanhas: ajudam na liberação da serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Também mantém as artérias cerebrais saudáveis.

3. Banana: para ser produtivo, também é preciso dormir bem! A fruta pode ser consumida à noite para ajudar a relaxar, por ser rica em potássio e triptofano, que é precursor da serotonina, que, por sua vez, acalma as atividades cerebrais.

4. Frutas vermelhas: possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos no aprendizado e na memória, devido a sua capacidade de proteger os neurônios e reverter déficits de memória.

5. Ovos: fonte de colina, que participa da formação de neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e aprendizado.

6. Sardinha: contém ômega-3, que auxilia na comunicação entre os neurônios melhorando a concentração, a memória e o aprendizado em geral. 

7. Carne vermelha: possui vitaminas do complexo B, dando a energia, melhorando a memória e auxiliando na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles. 

8. Feijão: forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro – fortalecendo a parte metabólica e energética. 

9. Cacau: além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonóides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

10. Água: facilita a digestão e absorção dos nutrientes, além dos fluídos corporais. Ajuda o corpo e a mente a funcionarem.

Para que o desenvolvimento e o crescimento ocorram da maneira esperada é preciso que o corpo esteja forte o suficiente para isso. Mas como deixá-lo dessa forma? Se alimentando bem. Com o organismo recebendo todos os nutrientes que precisa, ele consequentemente irá funcionar da maneira correta.

Funcionando corretamente, a criança terá maiores condições de desenvolver suas atividades diárias, como brincar e estudar, por exemplo. Além disso, com o corpo fortalecido a tendência é que a imunidade fique alta e dessa forma afaste doenças. Outro ponto em relação a isso é que hábitos mais saudáveis desde os primeiros meses de vida podem ser fundamentais para afastar doenças como a hipertensão, diabetes e a obesidade.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri