5 Dicas para aumentar a produção de leite materno

5 Dicas para aumentar a produção de leite materno

A amamentação exclusiva até os seis meses de idade é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê e ajuda a criar um laço entre mãe e filho.

O leite materno ajuda o sistema imunológico, preveni certos tipos de câncer, afastar infecções, evita diarreias, diminui o risco de obesidade, entre outros benefícios

Quando a mulher não está grávida, as glândulas mamárias permanecem em um estado de dormência, ou seja, não produzem leite. Porém, logo no início da gravidez, os hormônios estrogênio, progesterona, prolactina e lactogênio placentário dão início ao estado secretor.

Assim, primeiramente, ocorre a extensa proliferação das células alveolares, fazendo com que a glândula aumente rapidamente de tamanho. Porém, ao contrário do que se possa pensar, durante a gravidez não há produção de leite. Esta fica bloqueada pelas altas concentrações de progesterona e estrogênio.

É somente após o parto quando a progesterona e o estrogênio caem que as células alveolares iniciam a produção e secreção do leite materno para a glândula.

E quais são as dicas?

  • Livre demanda: ofereça o seio sempre que o bebê sentir fome, não se prenda à horários. Isso faz com que o organismo se autorregule conforme a demanda do bebê.
  • Mamada eficiente: Por dia e, me média, o bebê deve querer mamar de 8 a 12 vezes. As mamadas frequentes e a retirada com bombinha nos intervalos das amamentações podem estimular a produção de mais leite.
  • Descanse: o descanso é fundamental para e produção de leite, tire uma soneca durante o dia.
  • Alimente-se adequadamente: coma bem, de forma balanceada e em horários regulares. Evite alimentos industrializados, dê preferência à alimentos frescos, frutas, verduras e legumes.
  • Hidrate-se: beber água é tão fundamental quanto uma alimentação adequada. Mantenha uma garrafinha de água sempre por perto.

Por fim, devemos tomar todos os cuidados necessários com a saúde do bebê e da mãe, para que ela consiga amamentar durante o período recomendado e que essa experiência seja boa para ambos.

Além de todas essas dicas, a última recomendação é: sempre que tiver uma dúvida, procure o um profissional para esclarecê-las.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri