A importância do colo

A importância do colo

Olá, mamães e papais!

Começo  o texto de hoje com a seguinte frase: “Não pega o bebê no colo não! Ele ficará mal acostumado, e  não deixará você fazer mais nada!”. Queria saber de vocês, quem já ouviu essa frase? Será que essa afirmação é verdade ou é um mito?

Quero dizer para vocês, com letras garrafais , que essa frase é um MITO!

O colo

O bebê precisa de contato físico para se desenvolver emocionalmente  e neurologicamente. O colo significa proximidade emocional, proteção e acolhimento, principalmente se o contato for com pessoas que esta criança tenha uma ligação afetiva, como colo da mamãe, do papai, da vovó, do vovô…

O ser humano é um ser social, é através do “dar colo” que ele encontra um lugar de acolhimento e principalmente, de reconhecimento: somos humanos , frágeis e todos precisamos de amor. O recém nascido, quando nasce, chega a um local repleto de sensações e cores diferentes.

Até aquele momento, ele se encontrava em um local totalmente seguro onde era alimentado, não precisava chorar para comunicar que precisava de todas as coisas.

Estudos clínicos de importantes universidades como a Harvard University constataram que o colo é essencial para a sobrevivência e desenvolvimento físico, psíquico e emocional das crianças, ao mesmo tempo que a falta dele pode causar distúrbios psíquicos com consequências futuras na vida do ser humano. A espécie humana é a única que precisa desta interação física e emocional na primeira fase da vida.

Uma outra pesquisa realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica e do BC Children´ s Hospital Institute demonstrou que o contato físico entre o binômio mãe e bebê pode afetar a criança à nível molecular. 

Ao coletar material genético das crianças que participaram do estudo os cientistas encontraram diferenças consistentes entre crianças que receberam contato físico e as que não, em cinco locais de DNA específicos.

Dois locais afetam diretamente nos genes com diferentes funções:  um desempenha um papel no sistema imunológico e o outro está envolvido no metabolismo. Isso quer dizer que crianças que recebem colo e proteção são crianças com melhor desempenho imunológico , e consequentemente (claro que não é o único fator, ficam menos doentes).

Curiosidade

Conto para vocês uma curiosidade: Na França pós guerra, muitos bebês ficaram órfãos, e existiam poucos voluntários para cuidar individualmente de cada bebê. Então era muito comum colocar dois bebês no mesmo berço por falta de espaço e uma única pessoa dar mamadeira para eles, simultaneamente, ali mesmo, deitados, não pegando no colo.

Começaram a perceber que os bebês que não tinham colo enquanto mamavam na mamadeira não engordavam, eram sempre irritados, evoluíam com baixa imunidade, enquanto que os bebês que tinham colo, conseguiam engordar , eram calmos, ficavam bem.

A partir daquele momento,  os  grandes centros de pesquisa se debruçaram sobre esse tema, e atualmente, os benefícios do colo são reconhecidos e inquestionáveis em diversas especialidades com psicologia, pediatria, psiquiatria, neurologia.

Você sabia de todos os benefícios do colo? Se não, divulgue, e ajude outras famílias a terem essas informações! Dê colo sempre! O seu bebê agradece!

Com carinho.

Dra Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra –  CRM 181.573/ RQE 82.470