Introdução alimentar – recusa dos alimentos

Introdução alimentar – recusa dos alimentos

Ao completar 6 meses de idade é o momento de introduzir alimentos sólidos na alimentação do seu bebê como um complemento ao leite materno ou fórmula infantil.

Nesta fase, você terá que decidir o que oferecer ao seu bebê. É possível que ele aceite alguns alimentos muito rapidamente e recuse outros repetidamente.

Primeiramente, certifique-se de que seu bebê não esteja rejeito a comida por não estar pronto. Lembramos os sinais de que seu filho já pode começar a introdução alimentar: ele se senta sem ajuda, controla a cabeça, abre a boca e se move para frente quando lhe oferece comida.

Dificuldade alimentar

Você sabe quando a recusa aos alimentos, na fase da introdução alimentar, deixa de ser uma questão de adaptação ao novo e passa a ser tratado como uma dificuldade alimentar?

A identificação precoce, dos sinais emitidos pelo seu filho é essencial evitar problemas futuros, pois uma criança que apresenta dificuldades alimentares hoje vai continuar apresentando até a vida adulta, desde que não seja tratada.

São indícios de que seu filho não está conseguindo êxito com a introdução alimentar quando ele:

  • Tem episódios de engasgo, náuseas ou vomito ao se alimentar;
  • Apresenta recusa aos alimentos, quando são oferecidos conscientemente, sem distração, por no mínimo 2 meses;
  • Demonstra dificuldades na transição de consistências (purê para grãos e para refeições com pedacinhos – ao longo do primeiro ano de vida);
  • Não apresenta interesse pelos alimentos ou demonstra desconforto ao tentar ser alimentado.

Sinais como esses, quando não tratados, acabam levando a uma futura seletividade alimentar.

Apesar de muitas pessoas darem suas opiniões, quando se deparam com crianças assim, jamais podemos permitir, que a base do tratamento ocorra em qualquer pessoa forçando seu filho a comer.

Seja exercendo pressão com talheres ou introduzindo de forma grosseira alimentos na boca dele; assim deixando com fome por longos períodos para que amplie seu cardápio.

Detecção e intervenção precoces desta recusa, são dois alicerces para o sucesso da introdução alimentar.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri