Chupetas e Mamadeiras

Chupetas e Mamadeiras

Olá, Mamães e papais! Hoje, continuaremos nossa série, a temática não poderia ser diferente! Agora que já sabemos de sua importância e benefícios (que não são poucos) para o binômio mãe e bebê, irei falar sobre alguns aspectos que podem interferir neste processo.

Dois fatores que podem sim influenciar para o desmame precoce são: chupeta e mamadeira. Esses dois objetos, frequentes no dia – a – dia são um dos principais vilões. Eles são os responsáveis primordiais da confusão de bicos. Mas você o que esse termo significa?

Confusão de Bico

Confusão de bicos é um termo utilizado para explicar a dificuldade que algumas crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem sido submetidas a algum tipo de bico artificial (estejam eles relacionados à sucção nutritiva ou não – como dito anteriormente, entram aqui a chupeta e a mamadeira).

A introdução de chupetas paralelas ao aleitamento, aumenta o índice de desmame precoce e o abandono total da amamentação no sexto mês de vida. Existe relação com a frequência de uso e a época de introdução, ou seja, quanto mais tempo a criança suga a chupeta, e quanto antes ela for introduzida, maior o risco para o desmame.

Causas do Desmame

A causa do desmame nesses casos, é a satisfação do desejo de sugar da criança que é suprida pela chupeta, acarretando menos sucção no seio materno e consequentemente, menor estimulação. Artigos científicos demonstram que a confusão na forma de sugar pode dificultar a pega no mamilo, diminuir a eficácia do aleitamento e gerar fissuras mamilares.

Quando o bico artificial está associado Às fórmulas lácteas (mamadeiras), os índices de desmame disparam. A principal causa é a satisfação gerada pela ingestão da fórmula, diminuindo a busca pelo seio materno, a estimulação do mamilo e consequentemente a produção de leite.

Outro fator importante é que a extração do leite através do bico de borracha (por pressão negativa e hiperatividade do músculo chamado bucinador) é mais fácil que a do mamilo (movimentos mandibulares vigorosos e língua bastante ativa) e a criança passa a ter predileção pelo primeiro.

A prova disso é que é comum encontrarmos crianças que foram submetidas à mamadeira apenas uma vez e se recusam a pegar o peito.

Sinais da Confusão de Bicos

Portanto, é VERDADE que existe confusão de bicos! Irei listar abaixo os sinais que o bebê amamentado que também faz uso de chupetas ou mamadeiras dá quando está passando pela confusão de bicos:

Sinais Moderados

  • Morder o seio com maior frequência;
  • Apresentar dificuldade para realizar a pega do seio incialmente, ele pode abocanhar o seio segurando-o pelo mamilo, pode ser necessário ajuda-o abrir a boca para acertar a pega;
  • Ao final da mamada empurra o seio para fora da boca para segurar apenas o mamilo;
  • Aceitar mamar apenas quando está dormindo ou sonolento;
  • Deixar os mamilos feridos ou assados após a mamada.

Sinais Graves:

  • Chorar ao final das mamadas, querendo pegar a chupeta para dormir;
  • Chorar ou “brigar” com o seio no começo da mamada porque não sai leite materno imediatamente;
  • Recusar o seio como consolo em diversas situações;

Sinais Muito Graves:

  • Ter ânsia de vômito quando abocanha o seio;
  • Preferir claramente a mamadeira ou a chupeta ao seio;
  • Pouco ganho de peso.

O aleitamento protege a criança em todos os aspectos, supre as necessidades neurológicas de nutrição , sucção e emocionais! Queria somente lembrar que aqui são descritas as orientações oficiais de órgãos e sociedades reconhecidas, mas que são livres de julgamentos. Meu dever é mostrar para vocês as possíveis consequências de cada ato, mas cabe apenas a vocês, mamães e papais, fazerem as escolhas!

Fonte: Sociedade de Pediatria de São Paulo
Dra Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra – CRM 181.573 – RQE 82.740 – @drabeatrizamatto