Vitamina D na gestação

Vitamina D na gestação

A gestação é uma fase em que o corpo está se transformando para receber o bebê e, por isso, é essencial que o organismo esteja em equilíbrio.

Nesse período, é comum que os médicos aconselhem a mulher a ingerir uma maior quantidade de vitaminas – seja por meio de uma alimentação saudável ou por suplementação.

A vitamina D é um hormônio fundamental para um bom funcionamento do organismo. E no caso das mulheres grávidas é ainda mais importante. Isso porque, além de ajudar a diminuir o risco de aborto espontâneoa vitamina D também promove o crescimento saudável da placenta e pode reduz risco de pré-eclâmpsia

Ela ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo, além de atuar na formação óssea, na liberação de insulina e no funcionamento do sistema imunológico.

A vitamina D, que na verdade é um hormônio, é ativada pela radiação ultravioleta, por isso, além de consumir alimentos fontes como peixes, leite, frango e carne de boi, pode ser necessária a suplementação e é essencial aquela exposição ao sol sempre que possível, por 20 a 30 minutos, protegendo apenas o rosto com filtro solar, chapéu e óculos!

O horário mais propício para se estimular a vitamina D é entre 10h e 15h, pois é quando a incidência de raios UV atinge seu pico. No entanto, no verão, deve-se evitar o sol do meio-dia por ser muito intenso e ter sempre bom senso, não se exceder no tempo de exposição.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram @carolsettinutri