Meu filho não quer mais comer, e agora?

Meu filho não quer mais comer, e agora?

Primeiramente, calma! Muitas famílias ficam preocupadas quando essa situação ocorre. Será que vai faltar nutrientes para a criança? Afinal, tem problema a criança não consumir carnes, não consumir ferro, não consumir cálcio?

Precisamos nos atentar na alimentação do dia a dia da criança, e não com uma refeição. Por exemplo, uma criança que não consome carnes por muitos dias precisa ter o restante do prato balanceado em outras fontes de proteína (como feijões, soja, lentilha, amendoim, sementes, grãos…).

Se a criança não estiver comendo apenas a carne vermelha, mas está se alimentando de frango, peixes, ovos, leites e derivados, não há o que se preocupar.

Dicas para uma alimentação melhor

Você deseja ver seu filho(a) comendo melhor? Então segue essas dicas aqui e aos poucos você verá um resultados super positivos!

  • Ter sempre à disposição alimentos in natura: Procure deixar os alimentos que deseja incluir na rotina sempre à vista da criança e prontos para comer. Assim, quando ela tiver fome e não encontrar os biscoitos, por exemplo, uma hora vai aceitar experimentar aquela fruta que está na geladeira.
  • Leve a criança à feira: Essa é uma oportunidade para conhecer alimentos diferentes e despertar a curiosidade dela. Aproveite para contar para ela de onde vem os alimentos. Peça para escolher um alimento que gostaria de conhecer, inclua ela no processo de escolha!
  • Leve para a cozinha: Esse sem dúvidas é um hábito que gera resultados muito bons. Quando participa do processo de produção do alimento, as chances de querer provar são bem maiores do que quando ela simplesmente recebe um prato pronto. Cozinhar possibilita muitos aprendizados e desperta a curiosidade das crianças. Peça ajuda para lavar a salada, ajudar no bolo, colocar a mesa do almoço.
  • Inserir os alimentos em outras atividades: Quanto mais a criança vir o alimento, inclusive fora do horário das refeições, maior é a interação que ela tem, e torna a presença daquele alimento menos desconfortável quando visto no prato. Faça brincadeiras com os alimentos (carimbo de batata ou maçã, o que é o que é dos alimentos, jogo dos sentidos, histórias envolvendo os alimentos, etc).
  • Fazer refeições em família: As crianças tendem a copiar o comportamento dos pais, e com a alimentação não é diferente, por isso a família precisa ser o maior exemplo. Além disso, o horário das refeições deve ser um momento tranquilo e prazeroso, onde a família conversa e se diverte junta. Esses momentos ajudam a criar uma memória positiva com a comida!

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri