Alimentação na gestação: mitos e verdades!

Alimentação na gestação: mitos e verdades!

Durante a gestação, é muito comum ouvir diversos palpites e comentários sobre como se alimentar nesse período. Embora muitos desses palpites sejam verdades, muitos deles são grandes equívocos que só servem para deixar a alimentação da gestante ainda mais restrita.

Conheça agora alguns mitos e verdades sobre alimentação na gravidez:

❌ Consumir leite na gestação faz mal para o bebê: MITO! Por meio do consumo de leite e seus derivados obtemos a quantidade de cálcio necessária. Entretanto, para evitar ser contaminada por bactéricas, é importante tomar cuidado e não consumir leites que não foram pasteurizados.
✅ Gestantes não devem consumir carnes cruas ou mal passadas: VERDADE! O consumo desse tipo de carne e preparação deve ser retirado de sua alimentação, pois há grande risco de contaminação por microrganismos causadores de doenças.
❌ O consumo de queijo na gestação é contraindicado: MITO! Assim como leite, o consumo de queijo é permitido, mas deve-se tomar alguns cuidados. Por isso, prefira queijos brancos e que foram pasteurizados.
❌ Beber uma taça de vinho não faz mal para o bebê: MITO! Ingerir bebidas alcoólicas durante a gravidez é totalmente contraindicado. O álcool é transferido através da placenta para o bebê e pode causar sérios danos na respiração do bebê e em seu desenvolvimento.
✅ Não se deve fazer dietas restritivas durante a gestação: VERDADE! Ao fazer essas dietas, pode ser desenvolvido carências nutricionais que trarão riscos à sua saúde e a saúde de seu bebê.

Consulte seu nutricionista para manter uma alimentação saudável durante a gestação!

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri